.::DEPRESSÃO::.

O CASO ELIAS
Cura pela palavra de Deus para a depressão
l Reis 19. 1-18
A depressão é um estado emocional ao qual todos os seres humanos estão sujeitos. Há quem diga que o crente não fica deprimido e que tal situação reflete falta de fé, mas isso não é verdade. Podemos ficar deprimidos, e na verdade, diversas vezes ao longo de nossa vida. Alguns personagens bíblicos, como Moisés, Jeremias, Paulo e outros, experimentaram profundas depressões. Davi escreveu alguns dos seus Salmos mais belos quando estava deprimido, desanimado da vida, curtindo uma fossa. Ele desabafou: "Pois o inimigo me tem perseguido a alma, tem arrojado por terra a minha vida, tem-me feito habitar na escuridão, como aqueles que morreram há muito. Por isso, dentro de mim esmorece o meu espírito, e o coração se vê turbado. Salmos 143. 3-4.
Negar a possibilidade de que um servo de Deus entre em depressão, além de ser antibíblico, acrescenta à doença um forte senso de culpa, agravando o problema.
CAINDO NA DEPRESSÃO
Todos atravessamos momentos de desânimo e depressão. Algumas pessoas sentem-se deprimidas sem saber o porquê. Têm um bom emprego, goza de saúde, possui uma família amorosa... não tem motivo algum para reclamar da vida. E, no entanto, ela lhes parece sem brilho e sem sabor. O fato de se sentirem assim, sem encontrar razões que o justifiquem, normalmente as leva a acharem-se culpadas, ou a teorizarem sobre as causas do seu desânimo. Elas próprias não compreendem o motivo da sua instabilidade, de seus altos e baixos emocionais, e sentem-se incomodadas com isso.
Outros têm consciência de problemas, limitações e dificuldades a que
atribuem sua apatia e tristeza. Entre essas últimas se encontrava Elias, um
dos personagens bíblicos de maior estatura espiritual. Elias pensava conhecer
plenamente os motivos do seu estado de profundo abatimento.
Ele remoia tudo constantemente no seu intimo. Sentia-se perseguido, ameaçado, sozinho e atribulado. Era um lutador, mas chegara a um ponto em que as forças se esvaíram e ele perdeu a vontade de lutar. Elias fugiu, para não morrer e pediu a morte. Reclamava da solidão e preferia ficar sozinho. Achava-se fraco e não queria comer. Vemos, então, que a depressão é um quadro emocional marcado por sentimentos, por atitudes aparentemente antagônicas que resistem a uma experiência racional, tornando frustrante a investigação de suas causas.

ANALISANDO A DEPRESSÃO
Elias tinha motivos para estar deprimido, E tinha-os na ponta da língua, pronto para desfiá-los diante de Deus e de quem mais quisesse ouvir. "Tenho sido muito zeloso na causa do Senhor, em paga sou perseguido e ameaçado, sinto me sozinho e abandonado”...Se procurarmos justificativas para o nosso desânimo e tristeza, sempre as encontraremos, até de sobra. Somos muito bons nisso! 

     Deus, porém, encara as vicissitudes da vida de forma diferente. Ele as vê como mudanças de crescimento, como chances de manifestar o seu poder, de compartilhar conosco suas vitórias. As tribulações não são necessariamente algo mau. Os grandes vultos da história da humanidade tiveram de enfrentar obstáculos enormes e justamente por isso foram grandes.
SAINDO DA DEPRESSÃO
O Senhor escutou as queixas do profeta e depois falou. Deus tinha uma palavra de cura para aquele coração deprimido. Se Elias a escutasse, venceria. E ele tem uma palavra de cura para o seu coração também. O Salmista 119.28, declara: "Aminha alma, de tristeza, verte lágrimas, fortalece-me segundo a tua palavra. Antes de mais nada, Deus providenciou satisfação física para Elias, (verso 5,6). Em segundo lugar Deus providenciou para Elias satisfação ambiental ( Vs 7,8). Em terceiro lugar, o Senhor providenciou satisfação espiritual (Vs 11,12). Satisfação ocupacional (Vs 15-17). E finalmente o Senhor providenciou satisfação emocional (Vs 16-18).
Quem está deprimido, a ponto de desistir de tudo, deve antes parar e pensar. Podemos agir como o profeta, deitar-nos sob arbustos ou esconder-nos dentro de cavernas. Podemos dedicar nosso tempo a desfiares motivos de nosso desânimo e aumentar nossas feridas. Todavia o que realmente precisamos é buscar ajuda, lutar e vencer. "Elias era homem semelhante a nós, sujeito aos mesmos sentimentos". (Tiago 5.17). sujeito inclusive à depressão. Mas Deus de Elias é o mesmo Deus nosso. Ele concedeu a vitória ao profeta e também concederá a todos nós.
O Senhor não sabe o que é desistir. Ele não desistiu de você. Se confiar nele e segui-lo verá que as pedras do caminho não são obstáculos para fazê-lo cair, mas degraus para ajuda-lo a crescer.
Leia a Biblia
Salmo 139; Eclesiastes 2:1-27; Joel 2:1-13; João 21:2-3

0 Response to ".::DEPRESSÃO::."

Postar um comentário

Jesus esta voltando Blogger criar site | procurando fazer o bem JRicardo