.:: DEUS VAI CURAR A SUA ALMA E O SEU CORPO::.

 




QUERES SER CURADO ?


cura interior pela Palavra de Deus Texto Base: João 5: 1-9

Na busca de conhecer a vontade de Deus para nossa vida, certamente nos surpreenderemos com a sua bondade, seu cuidado e com aquilo que ele tem preparado para nós. É comum o homem experimentar dor e sofrimento por ignorar a vontade do Senhor ou simplesmente rebelar-se contra ela. Assim, é comum também que exista um grande contraste entre a vida que levamos e aquela que Deus gostaria que levássemos. Nossa vontade conta, e conta muito, para que alcancemos uma existência realizada, útil, equilibrada e feliz. Diante da presente situação do ser humano e dos propósitos de Deus para ele, a pergunta feita por Jesus ao paralítico de Betesda foi: Queres ser curado? Esta pergunta ainda soa para nos relevante e desafiadora. Nela o Senhor chama atenção não somente para a necessidade da cura interior, mas também para o papel fundamental que a vontade humana desempenha na obtenção da mesma.
Assim como este paralítico de Betesda, milhares de pessoas tem feito da vida uma verdadeira peregrinação em busca de cura de seus sofrimentos. Muitos passam por consultórios, psiquiatras, terreiros de umbanda, e outros... Alguns recorrem às drogas e aos remédios controlados. Mas mesmo assim continuam a sentir-se vazias e infelizes.
A igreja precisa ser uma verdadeira "casa de Misericórdia espiritual", também, como Betesda, atraído uma multidão de enfermos, doentes, cegos, paralíticos (verso 3). Mas da mesma maneira que aquele paralítico ia a Betesda e continuava doente, muito crente hoje, vão aos cultos domingo após domingo e ainda estão interiormente doentes. Eles até presenciam algumas curas. Vêem irmãos serem sarados e transformados pelo poder de Deus, mas eles próprios permanecem sem gozar de saúde psicológica, emocional e espiritual.
Saiba que o Senhor possui uma capacidade tremenda de perceber aqueles que estão com problemas, que necessitam do seu auxilio, do seu amor.
Diante da constatação da necessidade e do sofrimento humanos, Jesus faz uma pergunta: "QUERES SER CURADO?".

   CULPANDO OS OUTROS, (Verso 8) .
A vontade de ser curado não era tão evidente quanto poderíamos imaginar. Tanto isso é verdade que o paralítico não respondeu à pergunta de Jesus com rapidez. Passou a fazer lamentações. (Ver verso7) "Senhor, não tenho ninguém que me ponha no tanque, quando à água é agitada, pois enquanto eu vou, desce outros antes de mim". Outra referencia de pergunta Jesus fez a outro enfermo, o cego de Jerico, o que ele queria, este lhe respondeu prontamente; "Senhor, que eu torne a ver". (Lucas 18:41). Mas a reação do paralítico foi diferente. Diante da possibilidade da cura, ele falou dos obstáculos com que se deparava.
Podemos concluir que daquela reposta, aquele paralítico mostrou que era infeliz e culpava os outros por isso. Mas na verdade ele era o único responsável por sua doença e sofrimento, pois a enfermidade que o paralisara durante 38 anos, fora resultado de faltas que ele cometera (isso não quer dizer que toda doença seja consequência do pecado, mas naquele caso especifico era). Mas aquele paralítico lançava sobre as pessoas a culpa. Os culpados eram os amigos que o abandonaram (Ler verso 7) . Aquele paralítico não enxergava os demais enfermos como companheiro, como pessoas que passavam pelas mesmas realidades, mas os vinham como concorrentes da mesma benção. Você já percebeu que as pessoas mais problemáticas são aquelas que são menos tolerantes com os problemas dos outros? Os que mais erram são os que mais criticam o erro  alheio, os que mais precisam de misericórdias e perdões são os que parecem menos dispostos a concedê-los.
           APEGANDO-SE À DOENÇA
Há uma outra conclusão à qual podemos tirar a partir da resposta dada por aquele homem, ele não estava inteiramente disposto a abrir mão da sua enfermidade. Acostumara-se com ela, apesar de dolorosa, mas aprendera a explorá-la, como tantos já haviam feito antes dele e continuam a fazer hoje. No antigo Oriente, mendigar podia ser um bom negócio. Muitos Judeus iam a cidade santa ao menos uma vez por ano. Levavam dízimos e gastavam muito dinheiro em compras e em esmolas para os pobres. Mendigar era a única coisa que aquele homem, enfermo por tantos anos sabia fazer. É fato que sua vida não era lá grande coisa, mas essa prática garantia-lhe o sustento de sua casa. Agora curado, ele não poderia mais depender da caridade alheia para sobreviver. Isso parece até estranho, mas por mais dolorosa que seja uma enfermidade as vezes conseguimos extrair algum proveito dela. Quando isto acontece não ficamos dispostos abrir mão dela. Queremos ser curados, mas as vezes não. QUERES SER CURADO?

           A CURA INTERIOR E A LUTA INTERIOR
Muitos de nós, para sermos curados, sarados, temos de enfrentar uma batalha interior. Isto implica em abrir mão de todas as vantagens que a doença nos traz. Tem até pessoas que não sabem viver sem sua enfermidade. Alguns utilizam-se da enfermidade, como um veículo de comunicação, uma porta aberta para fazer contatos. Conversam com médico, receber a visita de filhos ou parentes. Mas cedo ou mais tarde as pessoas se cansam de tanta lamentação e se afastam. Mas existem também aqueles que se utilizam da doença na sua relação com Deus. Seus tremores, palpitações são todo conteúdo de suas orações.
Mas ser curado implica em assumir responsabilidade pela própria vida. Se você que culpar seus pais, seus vizinhos, Deus e o mundo pelos os seus fracassos, sofrimentos, então nunca será curado, pois precisa de sua mágoa para viver.
 Deus tem uma palavra de cura pára o seu coração, ele tem o poder de nos consolar e minorar nossas dores nos momentos difíceis, (leia Salmos 119.50). Deus tem o poder de cicatrizar nossas feridas antigas.
           QUERES SER CURADO?
Queres ser curado? Perguntou Jesus ao paralítico de Betesda. Essa é uma indagação que produz esperança e que apela para a vontade humana no seu grau mais elevado. É também uma pergunta que aponta para a soberania e autoridade de Cristo. Só quem tem o poder de curar pode ousar fazer essa pergunta.
Queres ser curado? Indaga-nos hoje o Mestre, despertando nossas mais profundas esperanças e apelando para nossa mais resoluta vontade e para a inteireza do nosso coração.
A saúde da alma é um ideal de Deus para todos os seus fiíhos. A cura interior é uma herança que ele conquistou para nós na cruz. (Leia Jeremias 29:13). A cura para se tornar uma realidade em nossa vida, para que tenhamos um encontro com Cristo e saiamos dele transformado, curado, liberto, abençoado, a nossa vontade conta muito. QUERES SER CURADO?
Leituras Complementares:
II Reis 5:1-19; Atos 3:1-8; Isaias 38:1-22; Lucas 18:35-43; João 4:47-53.
Leia a BIBLIA, pois Ela tem tudo o que precisamos para viver.


0 Response to ".:: DEUS VAI CURAR A SUA ALMA E O SEU CORPO::."

Postar um comentário

Jesus esta voltando Blogger criar site | procurando fazer o bem JRicardo