.::INSPIRAÇÃO DA BIBLIA::.

INSPIRAÇÃO DA BIBLIA (II TM 3,16)
Você já foi questionado acerca de sua fé? Isto é, já lhe perguntaram por que você é crente, e por que os crentes dizem que são salvos? Já foi bombardeado com perguntas do tipo "Como você sabe que a Bí­blia está dizendo a verdade?" Claro que já lhe fizeram estas indagações, mas.,, você soube respondê-las?
O apóstolo Pedro diz que devemós estar preparados para responder a qualquer um que nos perguntar o motivo da nossa fé (lPe3.15). Este estudo ajudará você a compreender melhor certos fatos de nossa crença, para que você sai­ba responder convictamente a quem dela indagar.

Pode-se afirmar muitas coisas a respeito da Bíblia. Por exemplo: Ela é um dos livros mais antigos do mundo. E o best-seller mundial, pois nenhum, livro foi mais publi­cado, mais vendido e mais citado que ela. Nenhum livro foi traduzido em tantas línguas quanto a Bí­blia. É o livro mais amado do mun­do, por crianças, jovens e adultos. Mas é também odiado e persegui-do por pessoas usadas pelo Dia­bo, Já houve até quem queimasse a Bíblia.
Todas estas afirmações sobre a Bíblia são verdadeiras, mas a prin­cipal coisa que você deve saber é que ela é a Palavra de Deus. Mais que um best-seller, a Bíblia é o Li­vro Eterno, pois permanece para sempre (Lc 21.33).
.
Você já leu Jo 1.1-14? Aí está  escrito que Jesus é o verbo encarna­do. Isto é, Jesus é a palavra de Deus que, em pessoa, nos faz conhecer Deus, e revela-nos a sua vontade. Jesus Cristo é, portanto, a Palavra de Deus como pessoa.
Em Gn 1,3, você lê: "Disse Deus: Haja luz. E houve luz". Temos aqui a Palavra de Deus falada. Muitas vezes Deus usou um profeta para falar ao povo, como no caso de Jeremias (Jr 1,17); aí temos  Pala­vra de Deus falada por lábios hu­manos.
Deus porém quis que a sua Pa­lavra chegasse até nós, completa e sem alterações, por isso, usou ho­mens fiéis para escrever a Bíblia. Portanto, a Bíblia é a Palavra de Deus escrita,
Certamente você já ouviu dizer que a Bíblia foi inspirada por Deus. Mas sabe o que isto significa?
Inspiração não é revelação
As coisas que João escreveu no Apocalipse, acerca do fim do mun­do, foram-lhe reveladas por Deus. Eram coisas que ainda não tinham acontecido, portanto o único modo de se ficar sabendo delas era atra­vés de uma revelação sobrenatural. Porém, alguns fatos que João regis­trou no seu Evangelho não foram revelação; foram coisas que ele as­sistiu pessoalmente, e até partici­pou delas. Por exemplo, a história da multiplicação que João conta no capítulo seis não foi uma revelação, mas um acontecimento presenciado por ele. As histórias da vida de Jesus não precisavam ser reveladas sobrenaturalmente, porque os es­critores dos Evangelhos tinham vis­to tudo, ou ouvido alguém contar. Eles simplesmente foram inspira­dos a registrar os fatos.
Agora você já sabe: inspiração não tem nada a ver com revelação.
Inspiração não é ditado
Algumas pessoas, quando ou­vem falar que Deus inspirou a Bí­blia aos escritores, imaginam o es­critor com um imenso rolo de pa­piro, escrevendo e escrevendo, en­quanto Deus ia ditando lá do céu, como fazem as professoras do pri­mário.
Bem. alguns pequenos trechos da Bíblia foram mesmo ditados. Por exemplo, no livro de Apocalipse você pode ler as sete cartas que Je­sus mandou às sete igrejas da Ásia, Sabe como Ele fez isso? Depois de haver ressuscitado e subido ao céu, Ele apareceu numa visão a João, e ditou as cartas para ele! Abra sua Bíblia em Ap 2.1, e você lerá "Es­creve ao anjo da igreja que está em Éfeso..." E Jesus foi ditando a carta, enquanto João tomava nota, Contudo, o restante da Bíblia não foi ditado.
A Bíblia inteira é inspirada, mas nem tudo o que está nela foi dita­do. Logo, inspiração também não ter nada a ver com ditado.
Então, o que é inspiração?
Você já vai entender. Abra a sua Bíblia em 2 Tm 3.16. Viu? Á própria Bíblia diz que toda a Escritura é di­vinamente inspirada. Agora leia 2 Ped 1.21. Pedro afirma que "os ho­mens santos de Deus falaram ins­pirados pelo Espírito Santo", Se você soubesse ler grego, e pudes­se ler estas passagens diretamente nos papiros ou pergaminhos em que foram originalmente escritas, veria que a palavra inspirada sig­nifica udada pelo sopro de Deus) ou "respirada por Deus". Podemos dizer que toda a Bíblia é respirada por Deus. Você pode viver sem res­pirar? Eu também não. Então, quan­do afirmamos que a Bíblia é respi­rada por Deus, estamos dizendo que ela é a própria vida e palavra de Deus!
A inspiração na prática
A estas alturas você deve estar querendo saber como funcionou a inspiração na prática. Pois bem, ao dizer que a Palavra foi inspirada aos escritores, estamos dizendo que o Espírito Santo estava com eles de um modo especial e milagroso, le­vando-os a registrar a verdade divi­na sem diminuir ou acrescentar nada, e sem nenhum erro.
Como já vimos, algumas partes da Bíblia foram reveladas, outras foram ditadas, e a maioria delas, testemunhada pessoalmente por seus escritores. E houve até caso de pesquisa. Lucas, por exemplo, para escrever o seu Evangelho, bancou o jornalista e saiu pesquisando e interrogandoas pessoas que tinham convivido com Jesus. Você pode ver isto em Lucas 1.1.-4. Em todos estes casos, os escritores não agiram por von­tade própria, mas pela vontade de Deus. O Espírito Santo veio sobre a mente de cada um, ajudando-os a registrar as revelações, os dita­dos, as pesquisas e os fatos pre­senciados, do modo como Deus queria. Simples assim!
Deus, o autor da Bíblia, não erra; portanto não pode haver er­ros em sua Palavra. Todas as infor­mações históricas, geográficas ou científicas que há na Bíblia são ver­dadeiras. Os estudos e descobertas dos cientistas só têm comprovado isto. Por exemplo, no século XV Galileu Galilei afirmou, para espan­to de todos, que a terra era redonda. Você sabia que isto já tinha sido mencionado na Bíblia cerca de 2200 anos antes? Está escrito em ÍS40,22.que Deus se assenta sobre o globo da terra.
Os arqueólogos estão sempre encontrando provas de que os lu­gares, os povos e os acontecimen­tos descritos na Bíblia localizavam-se exatamente onde ela diz que es­tiveram.
Sabe por que a Bíblia é a verda­de? Porque Deus, o seu autor, co­nhece cada fato do passado, do pre­sente e do futuro. Grande parte das promessas da Bíblia já se cumpriu no tempo de­terminado por Deus. Exemplo: Leia o que Deus prometeu em Is 7.14 e Mq 5.2. Agora veja o cumprimento destas promessas emMt 1.1-25; 2.1-6. Deus não mente (Nm 23.19). Assim como Ele cumpriu estas e outras promessas, cumprirá aque­las que ainda estamos esperando (Ez 12.25; Mt 5.18). Quem não crê na Bíblia não pode dizer que crê em Deus.

Sabe por que a Bíblia é a autori­dade máxima em todas as coisas? Porque ela é a inspirada, inerrante e infalível Palavra de Deus. Isto é, ela foi dada pelo sopro de Deus, não contém nenhum erro, nenhu­ma de suas promessas falha, e to­das as suas profecias cumprem-se fielmente. Tudo deve ser conferido com ela, e o que não estiver de acordo certamente está errado. Quem desobedece a Bíblia está desobedecendo a Deus.

0 Response to ".::INSPIRAÇÃO DA BIBLIA::."

Postar um comentário

Jesus esta voltando Blogger criar site | procurando fazer o bem JRicardo