SEITAS e HERESIAS


SEITAS
DEFINIÇÃO
Quando falamos em seita estamos pensando num grupo religioso, num sistema. Esse grupo possui sua doutrina particular, seus próprios princípios, que diferem daqueles que regem o corpo de Cristo. Uma seita surge por causa de uma reação contra a organização religiosa da qual pertencia o seu fundador.
COMO     IDENTIFICAR     UMA     SEITA
Seria redundante dizer que para identificar uma seita, basta verificar se ela está fundamentada em heresias. Existem alguns aspectos muito comuns às seitas; dentre eles, destacamos os seguintes:
1.                Jesus não é o centro dos atenções As seitas de um modo geral, subestimam o
valor de Jesus. As orientais têm os seus deuses ou profetas que colocam acima de tudo
as ocidentais ou substituem Jesus por outro "Cristo" ou colocam o Filho de Deus em
posição secundária, tirando-lhe a divindade e os atributos divinos em consequência.
2.       Têm    outros   fontes    doutrinários além    do    Bíblia - Crêem apenas em
partes da Bíblia. Admitem e aceitam como "inspirados" escritos de seus fundadores
ou de pessoas que repartem com eles boa dose daquilo em que crêem. Algumas
chegam a desacreditar da Bíblia, da qual fazem muitas restrinções.
3.       Dizem serem os únicos certos Uma das principais características de uma seita
é esta. Pode ter sido fundundada há 5, 10, 20 ou 100 anos; não importa é a única
certa e ai daqueles que não lerem pela sua cartilha! tais pessoas deveriam pelo
menos ter o cuidado de não serem tão presunçosas.
4.       Usam de falsa interpretação As interpretações que fazem do texto bíblico,
desprezando os princípios auxilio da Hermenêutica têm levado inúmeras pessoas às
vezes bem intencionadas a fundarem uma seita. De um modo geral isso acontece pela
total ignorância das regras de interpretação do nosso próprio idioma que são ensinadas
em nossos colégios.
5.       Ensinam ao homem adesenvolver sua própria salvação - Não somente
ensinam os homens a se salvarem mas prometem uma salvação inteiramente
naturalista em seu conceito.
6. São proselitistos Uma das atividades principais das seitas é "pescar no aquário dos outros". Fazem seus neófitos não entre os doentes, aflitos, desesperados ou necessitados. Aproveitam a fé de que já é possuído aquele que têm em mira e com um pouco de sutileza conseguem desencaminhar para o seu meio até mesmo muitos bons cristãos. Devemos estar com os nossos olhos bem abertos para com essa gente!
CONCLUSÃO
O estudo das seitas apresenta duas utilidades para os crentes: Prepara-os para enfrentarem biblicamente seus adeptos e os capacita a ajudar irmãos na fé que estejam sendo alvo de heresias.
É grande a ameaça das seitas às igrejas evangélicas e aos crentes fracos na fé e com pouca doutrina, por causa do seu proselitismo, do seu ensino capcioso da Bíblia, das diversas heresias, isto é, doutrinas contrárias à Bíblia. Para tanto, devem os crentes estar preparados para enfrentarem devidamente os adeptos das diversas seitas, combatendo eficaz- mente os falsos mestres de nossos dias, estando preparados intelectualmente {Jd 17,18, 19). Somente através de um estudo minucioso das seitas podemos conhecer suas doutrinas e métodos de trabalho e nos alicerçarmos biblicamente contra as muitas afirmações heréticas.
Combatemos eficazmente os falsos mestres de nossos dias, ainda, estando preparados espiritualmente {Jd 20 e 21). Para o preparo espiritual eficaz, é necessário que os crentes procurem atingir a maturidade (Ef 4.13,14; Hb 5.13,14). O preparo espiritual também advém da comunhão com Deus, de uma vida exemplar e de obediência aos ensinamentos de Jesus Cristo. Judas exorta aos crentes a permanecerem no amor de Deus.
Por fim, combatemos os falsos mestres, estando preparados ofensivamente (Jd 29 e 23). Para com os vacilantes na fé, os que estão na eminência de cair na apostasia, e os que desviaram, os crentes devem demonstrar principalmente simpatia, depois paciência, piedade, misericórdia e, finalmente, deixá-los no seu caminho, se não pretendem mudar de vida.
Ao enfrentarmos os adeptos das seitas, precisamos da coragem e força que nos vêm pelo poder de Jesus Cristo em nossas vidas. Que Deus nos ajude.
"Ora, o Espírito afirma expressamente que, nos últimos tempos alguns apostatarão da fé, por obedecerem a espíritos enganadores e a ensinos de demónios." (l Timóteo 4.1)

*ADVENTISTA DO SÉTIMO DIA

*MORMONISMO

*TESTEMUNHA DE JEOVÁ

*IGREJA MESSIÂNICA MUNDIAL

 *ESPIRITISMO KARDECISTA

Jesus esta voltando Blogger criar site | procurando fazer o bem JRicardo